quarta-feira, 30 de novembro de 2011

juventude e skate!

    Há que se notar ... dizem que a juventude está indiferente! ... Pelo contrário! A juventude está sentindo aquela coisa dentro do peito e tem vontade de gritar e realizar!
     Hoje, pensa-se muito na ecologia. Certamente que esta causa é tremendamente importante! No entanto, estamos esquecendo da Antropologia, ou seja, pensar na pessoa humana como tal!
     Se, o meio ambiente está em progressiva degradação, o Humano também está! Estamos vivendo uma forte "desumanização" ... a pessoa virou mercadoria ... passou a ter um preço de compra e venda. 
     Então ... aí está para pensar! O grande desespero é o de sentir-se uma "coisa", cuja qualidade é medida pela estética aparente, pela qualificação superficial tecnológica e pelo valor de produção!
     O skate está gerando comunidades de jovens, cujo maior propósito é o de sair da indiferença e gritar contra o absurdo antropológico gerado pelo capitalismo. É gritando que se começa a se organizar ... é se organizando que se começa a revolucionar!
      Então ... aí está para pensar! Não só pensar, mas também realizar!
                                                                                                   José Juliano

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

detonação total ...

   Sentidas queixas ... profundas queixas ... queixas que se transformam em lamentos ... lamentos de indignação e frustração ... lamentos que se transformam em gritos ... gritos que ecoam no multiverso ... sentidas queixas e exigentes queixas!
    Vivemos momentos de detonação total e mal percebemos.
    Aqui, na Terra Brasileira, a corrupção não pára mais! Política corrompida, economia corrompida, falácias corrompidas e ninguém se mexe!
    A miséria cresce e ninguém está percebendo! A mídia diz o contrário! Tudo está bem! Mas ... ! Vivemos a Tirania! A tirania da Rede Globo que de tudo fala e, sem escrúpulos, formata as consciências e anestesia as dores, criando ilusões e mais ilusões. A tirania do poder que roda e roda e sempre são as mesmas castas que governam um povo sem memória. A tirania dos donos dos meios de produção que detonam, a cada segundo, as leis trabalhistas. A tirania do Capital que transformou tudo em preço, até a gente tem um preço.
    Diante da mais detonadora tirania, vemos a História acontecer e sentidas queixas se transformarem em lamentos e gritos que ninguém se interessa por escutar.
    Antes que esta tal de tirania detone tudo, melhor detonar a tal da tirania! Ter coragem de se organizar e de cerrar os punhos. Ter mais amor e sensibilidade para realizar o grande sonho da História humana. Não basta protestar ... não basta somente mergulhar em livros e teorias ... não basta desejar! Por que o medo de se organizar e de fazer acontecer?
    Talvez o medo não exista. O que existe é a falta de determinação e concentração.
    O que estamos esperando? Sei lá!
    Assim, 2011 está chegando ao fim. Logo, todos estarão em férias e as idéias também entrarão em férias. Tudo se transformará e beleza de verão e 2012 vai entrar. A rotina vai continuar. A História da tirania também vai continuar.
    Os universitários continuarão a se enganar dizendo " somos os conscientes, porque tudo sabemos de teoria" ... ah, a consciência cresce na proporção do número de livros que lemos! Só isto? E a experiência prática da organização revolucionária? Enfim, o que é Revolução, para este segmento tão importante da sociedade de então?
    Então, por que me dirijo aos estudantes universitários de hoje?
    A resposta é simples! Neles encontro um potencial infinito de realização prática de algo que se sonha e que não se consegue realizar.
    Por outro lado, este potencial só se tornará "força" se:
    ... eles se organizarem politicamente de modo diferente da política hodierna ... nenhum dos partidos em exercício é viável para uma revolução!
    ... eles organizarem suas idéias e as colocarem como prática revolucionária!
    ... eles abraçarem os miseráveis e pestilentos e, com eles, começarem definitivamente o processo revolucionário.
    ... eles virarem as costas para a ideologia do Capital e começarem a detonar a tirania que a todos faz sofrer!
    É isso aí!
    2012 vai começar! E nós, quando vamos começar realmente?
                                                                                            José Juliano 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

geleia de morangos ... aos estudantes da USP!

     Quando criança, sempre buscava encontrar os gostosos morangos silvestres ... eram chamados de morangos do mato. Hoje, encontro morangos grandes e vermelhos, mas sem o sabor delicioso daqueles que buscava.
     Morangos embalados em caixinhas de plástico ... expostos nos supermercados ... os de cima, muito maduros ... os de baixo, muito verdes ... custam caros e só são servidos em almoços e jantares mais requintados.
     Morangos nas tortas adocicadas e pré-cozidas ... sem sabor natural ... sem graça.
     Resta apenas a geleia de morango ... com muito conservante ... industrializada.
     Abobado ... com o dedo lambuzado de geleia de morangos ... vejo o Campus da USP tomado pela polícia militar. Indignação ... então conseguiram!
     Então ... cerro os punhos ... apoio os estudantes da USP ... não queiram ser enlatados ... comprimidos pelo vapor de qualquer tirania ... não queiram ser os morangos dos supermercados ... sejam os silvestres ... não queiram ser os morangos das tortas incípidas.
     Melhor saborear um pouco de geleia de morangos ... resistir e exorcizar a ferramenta do poder ... não deixar acontecer ... !
     Geleia de morangos silvestres ... vermelhos ... resistentes ... não deixem acontecer ... vocês não precisam de chacais cinzentos e nem de segurança falida. Não deixem a PM continuar ... força e valentia ... exorcizem o campus sagrado do saber da maldade militar.
     Não deixem acontecer ... porque a história pode se repetir!
                                                                                      José Juliano