Poeta com várias almas ... suado ... livre ... pensador e cantador!
Aqui, no Brasil, ser poeta é maravilhoso! A poesia sai dos poros e se derrama pela pele! Seu perfume é de elevado encanto ... fascina e atrai!
O canto do poeta tropical é mesclado de lamento e alegria!
Lamenta e denuncia a miséria do povo, as injustiças flagelantes, o descuido para com a juventude e infância. A voz do poeta faz gente chorar e se sensibilizar ... ele traduz os mais íntimos sentimentos daqueles que não têm a coragem de expressá-los!
Mas, do lamento ele também canta a alegria de viver nesta terra tropical!
O verão já vai entrar! Aplausos para o reinado do sol ... para a brisa do mar ... para a mata verde e as suas cachoeiras ... para o passaredo que canta ... para a noite enluarada ... para o céu estrelado . pelo vai e vem de tanta gente bonita ... para os bares lotados em festa ... para o futebol gingado ... para as peles morenas e brancas ... para o gostoso samba ... para os enamorados ... para os amores!
Aqui, nesta terra tropical, tanta maravilha acontece no verão e se arrasta pelo ano adentro!
Abacaxi, melancia, mamão, banana de todo tipo, jaca, frutas e frutas!
O bom arroz com feijão, a cerveja não pode faltar! Tantos encontros ... tantos papos gostosos!
Aqui, no Brasil, o verão já chegou! Sol quente e noite gostosa!
De longe se escutam vozes que cantam ... canto suave ... canto mesclado com filarmônica e tabaque ... canto de gente jovem!
Aplausos para o reinado do sol e da lua ... Aplausos para o poeta tropical que tudo registra e canta ... tudo sente e admira.
No reinado do sol, o sangue fica mais vermelho e mais fervente! Sonhos e sonhos ... tim-tins e tim-tins ... muita festa popular!
Aqui, no Brasil, o reinado do sol traz o carnaval! gente que se encontra em todas as regiões deste gigante por natureza!
No reinado do sol, o poeta canta, também, a utopia da Revolução!
Ser poeta tropical ... Brasil poeta e poeta do Brasil ... beleza de um cantinho do multiverso!
Aplausos para o reinado do sol ... Aplausos para o poeta que canta o lamento e a alegria ... Aplausos para o calor que faz ferver o sangue e se enamorar e revolucionar!
Aplausos e mais aplausos!
José Juliano
Nenhum comentário:
Postar um comentário