quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Trazendo na mala bastante saudade! ...

   Quem ainda não curtiu intensamente a letra de "Estou de volta pro meu aconchego" de Dominguinhos-Nando Cordel, interpretada por Elba Ramalho, então curta e curta mesmo!
   Música cantada e encantada ... Música nossa ... bem brasileira ... por ser brasileira, canta a saudade!!!
   Saudade ... nunca me esqueço do povo italiano ... lá no meio das montanhas do Abruzzo ... sempre me perguntando sobre a "sa u da de" ... palavra belíssima para eles ... palavra bem nossa e gostosa de sentir.
   Saudade! 
  Sempre temos a mala bem cheia dela! Mas, Saudade gostosa e poética! Saudade rimada em versos e molhada por lágrimas doces e maravilhosas!
   Saudade de tudo ... do agora que já se tornou depois ... do hoje que já se tornou ontem ... do ontem que já se tornou antes de ontem ... dos anos que se passaram ... de tanta gente que já se passou ... de tanta gente que está passando. Saudade de tudo e de todos! Saudade de sonhar e realizar! 
   Saudade simplesmente Saudade!
   A música é sempre mágica ... faz-nos viver momentos já vividos e querer viver tantos outros momentos ... a música é a arte da Saudade.
  "Estou de volta pro meu aconchego" ... quanta saudade! 
   Saudade da esperança e do romantismo! Saudade da utopia e da força de vivê-la! Saudade da garra que tínhamos! Saudade de todos que cultivaram em nossas almas tantos sonhos e tanta bravura! Saudade da Itália ... da gente do JB ... dos alunos que hoje já são doutores ... daquela primeira turma de jovens de janeiro! Todos já tomaram seus rumos felizes!
   Saudade de tudo! Saudade de ser criança brincalhona! Saudade de ser voraz poeta! Saudade do Eu ... do Tu ... do Ela ... do Nós ... do Vós ... dos Eles! Saudade de expressar ... de comunicar ... de suar ... Saudade da gente do Acre ... da gente do Vale da Ribeira! Saudade das mulheres guerreiras e revolucionárias! Saudade dos punhos fechados e das noites mal dormidas de tantas preocupações tão lógicas!
   Na mala do coração trazemos bastante Saudade!
   Saudade que não se esgota ... saudade que motiva a gente para continuar a pensar, a escrever, a ensinar, a realizar, a revolucionar, a escandalizar, a amar e repartir!
   Saudade cheia de Beleza ... Saudade querida ... Termômetro dos nossos sentimentos!
   Que bom! Sentimos Saudade! Somos inteiramente gente humana!
   Beleza de Saudade abraçada e cantada! 
   Não saia da mala do nosso coração! 
   Enquanto você existir a gente não vai desanimar não!
                                                             José Juliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário