Escrevi sobre a re-significação. Pois é ... há uma urgente necessidade de re-significar a função histórica e social das universidades em nosso país. Temos excelentes Universidades com excelentes professores e professoras ... temos tudo para dar certo, mas ainda persiste uma mentalidade medíocre que busca transformar as Universidades em "formas" de profissionais fragmentados.
Dia a dia, os conteúdos curriculares estão sendo achatados ... muitos estão eliminando disciplinas fundamentais para o amadurecimento da Ciência como tal, com a esfarrapada desculpa de que "há uma urgência de formar profissionais para preencher uma lacuna que somente hoje descobriram que existe". Há também aqueles que dizem que é necessário criar "atalhos", pois ninguém mais aguenta fazer cursos longos ... tudo deve ser imediato.
Assim, venho notando uma "falência" múltipla do Ensino Superior. Aqui, não vale mais a pena perguntar "de quem é a culpa" ... analisar e analisar, já se tornou patético ... temos bibliotecas de análises e conclusões ... nada se faz. O importante é recuperar o profundo significado da Universidade no contexto social e histórico, afim de que se tenha a consciência de que a Universidade é o celeiro de cientistas e não, apenas, de profissionais engravatados que buscam desvairadamente um lugar no escalão social.
Quando escrevo tudo isto, penso na juventude! São tantos jovens que aspiram uma Universidade e esperam dela algo mais que uma repetição do Ensino Médio.
Só sei de uma coisa ... a juventude está sendo redondamente enganada pelas Instituições Universitárias e, o pior, não está nem tendo voz para contestar e conquistar seu protagonismo na história da Universidade.
Lamentável notar a prepotência de uns poucos que mantém a hegemonia do saber e que exigem de seus orientandos escreverem aquilo o que eles querem, tudo em nome da preservação de algo que dizem ser intocável. Assim, a Universidade deixou de ser o "lugar" do debate e da criatividade e passou a ser forjadora de "marionetes" que repetem sempre a mesmíssima coisa.
Bem, não vale continuar a somente denunciar ... vale agir e agir!
José Juliano
Nenhum comentário:
Postar um comentário