quarta-feira, 27 de abril de 2011

Por que?...

   Avançando nas pesquisas e estudos sobre as diversas dimensões da Ciência, cada vez mais desconstruimos paradigmas há muito sedimentados em nosso ideário. Pouco se partilha o conteúdo resultante destes estudos, sobretudo, com os jovens da Escola Média. A justificativa sempre é a mesma! Falta de interesse por parte destes jovens! Será?
   Ora, realmente se nota uma falta de interesse. Mas, não se pergunta o porquê! As respostas nós sabemos, no entanto o maior fator que gera o desinteresse é o conteúdo engessado e enlatado que a Escola impõe a estes jovens, além de uma didática de ensino, mesmo com grandes esforços de reformulação, enfadonha.
   O conteúdo programático imposto pelo Ministério da Educação e Ministério da Cultura é terrivelmente obtuso e tem em mira um único vetor: o mercadológico!
   Então, não se pensa na História, na Geografia, na Filosofia, na Matemática, na Comunicação e Expressão de nosso vernáculo ... aliás, pensa-se sim, mas do jeito que a cúpula quer que se pense. Os livros didáticos, cada vez mais, estão parecendo "apostilas" muito mal elaboradas. A culpa é de quem os prepara? Claro que não, pois estes são pessoas de notável saber e de grande honestidade intelectual e propósito de educação na Ciência. Só que eles não se sentem na liberdade de elaborar algo mais substancioso, pois a política educacional escolar ainda é obtusa, tanto quanto a mentalidade geral que pouco investe neste setor. Dizem que ele é a prioridade ... também a saúde o é ... no entanto, tudo é conversa para fazer bebês dormirem!
   Olhando os livros didáticos da Escola Média sobre o ensino da História! Que ridículo! Estamos ainda na era das "cartilhas" ... exatamente ... "cartilhas". Tudo é tão simplificado que nenhum aluno de grande vontade terá a vontade de estudar autenticamente a História. Então, somos um povo brasileiro "sem memória" ... se a temos ... é uma "memória encartilhada e muito simplificada". Não venham dizer que não existe mais o interesse por parte dos jovens em perscrutar a Memória Histórica! Quem o afirma comete um grande engano ... um equívoco ... e conota a intenção de que é necessário que estes jovens cresçam ausentes de Memória, pois esta desmascara os discursos enrolados dos nossos dignatários dirigentes da Nação e legitimam um sistema de desenvolvimento e crescimento que só favorece a eles e seus comparsas.
   Então, por que não colaboramos para mudar tudo isto? Afirmo que tal observação não vale somente para a História, mas sim para todos os segmentos da Ciência. Enquanto, nada fizermos ... continuarão os chamados "cursinhos" para o vestibular ... verdadeiros tampões de uma deficitária política de Educação e Ensino Escolar!
   Por que não começar? Não adianta só refletir! É necessário agir! Começando pelos próprios jovens que crescem condicionados a aceitarem o "apenas suficiente" ... claro ... a maioria deles nunca sentará numa cadeira de uma Universidade ... será apenas uma multidão que produzirá rendas para o crescimento do PIB nacional. No senso comum, não vale a pena revolucionar, contestar, desafiar, mudar! O destino já está selado ... o futuro ... já está determinado.
   Insisto! É a juventude que tem que começar! Não esperar! Não se conformar! Afinal, é esta juventude que estará à frente do povo em poucos anos! Estará? Não, já está! Basta demonstrar!

                                                                                     José Juliano

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